quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FÉRIAS, para que tê-las ??

Tanto tempo sem escrever um post, parece até um recomeço... Engana-se quem acreditou que junto com as férias escolares, viessem as férias dos acontecimentos extraordinários, pelo contrário, são nas férias que  os pais tornam-se mais flexíveis e as crianças incansáveis, o que portanto, nos leva a crer que é nesse período que os conflitos familiares explodem, como verdadeiras cenas de novela, só que da vida real.
Em meados de junho, já se ouve conversas na porta das escolas de mães (me refiro no feminino, pois são elas que estão presentes em maior quantidade), preocupadas em como irão conciliar o tempo do trabalho com as férias dos filhos. Já ao final de junho, elas não mais estão preocupadas, agora, aparentam “descabeladas”, e o que antes era apenas cochicho, torna-se o acontecimento. A grande duvida é: O que fazer com nossas crianças por tanto tempo?
Não poderia deixar de fazer um link com o post passado, e lembrar que é óbvio que isso é o ponto de vista dos adultos, e que para as crianças, trinta dias são SÓ TRINTA DIAS!!
Para os pais que têm filhos pequenos, acham que é muito mais difícil do que àqueles que têm filhos adolescentes...o que continua sendo também uma questão de ponto de vista. Os pequenos, porque são muito dependentes, e os “grandes” porque são muito INdependentes...rs... só tendo um para entender!!
Mas vamos ao que interessa! Nessas férias, vi de TUDO! Vi pais educando filhos e filhos educando pais.  Presenciei cenas singelas, que só um observador cuidadoso poderia perceber, assim como cenas assustadoras que todos em volta olhavam e comentavam. A maioria dos acontecimentos foi no shopping, é claro! Afinal, passeio com criança resume-se em shopping e se possível, cinema. Como exemplo concreto, cito a estréia em julho do famoso Harry Potter, a segunda maior concentração de adultos e crianças por metro quadrado, porque a primeira foi no Mac Donalds!!
Junto com os passeios intermináveis fica a divisão de tarefas...um dia a mãe que faz a programação, outro dia o pai, e no outro, a mãe do coleguinha da escola que também compartilha do mesmo problema... e assim, o rodízio vai acontecendo até a volta às aulas!
Mas por que será que essa época do ano causa tanto conflito nas famílias?? A resposta é clara... Os pais não estão acostumados a passar tanto tempo com seus filhos, seja por opção ou por falta dela, e a partir disso, surgem as dificuldades.  O equilíbrio se re-estabelece com o amanhecer do primeiro dia de agosto, ficando aos pais, a pergunta que sufoca: Férias, para que tê-las??

3 comentários:

  1. Eu quero férias para ficar com a Laurinha.... =)
    Sempre.

    Mas vamos ver se essa figura continua assim, e por quanto tempo... =)

    Beijos, cucu!

    ResponderExcluir
  2. No meu caso a bagunça foi completa, sem horário para absolutamente nada, e com hóspedes em tempo integral...quase fiquei "descabelada", mas vale tudo para deixar os pimpolhos felizes...minha casa virou um verdadeiro hotelzinho e eu "ganhei" uma lanchonete, pois não sai da cozinha...Adoro férias, mesmo com um friozinho chato, uma chuvinha chata e com 5 meninos jogando vídeogame o dia todo na sua sala... Um beijo em todos. E até as próximas férias!!!! Lú

    ResponderExcluir